Já anteriormente abordamos o tema das tecnologias de cifra que auxiliam a manter vários aspectos relativos a segurança. Assim, podemos falar na criptografia, que se trata de uma forma de transformar a informação de maneira a que só o receptor a possa decifrar. É um método que acima de tudo matem a confidencialidade, autenticação e integridade dos dados, pois não permite que terceiros consigam ler o que está escrito na mensagem.
No âmbito das organizações é essencial proteger todo o conteúdo das mensagens, pois nelas podem conter informações muito valiosas e é por isso, que à cifragem das mensagens, geralmente são incorporadas outras técnicas.
Superficialmente, podemos dizer que a criptografia funciona através de chaves, que usualmente são chaves privadas e chaves públicas, podendo apenas existir uma chave secreta. Quando o método é a existência de uma chave pública e privada designámos este método como criptografia assimétrica.
A base da criptografia assenta em algoritmos e na matemática, como podemos ver na figura.
Apartir do esquema abaixo podemos também entender como funciona o processo da criptografia assimétrica.
Referências:
TJPE – Criptografia. Boletim Tecnológico [em linha]. n.º 41 (2006). [consult. 20 Dez. 2008]. Disponível em WWW: < http://www.tjpe.gov.br/Boletim/N41/dicadahora01.htm>
ASSINATURAS DIGITAIS – Criptografia Assimétrica. [em linha]. [S.l.] : Assinaturas digitais, 2007. actual. 28 Jun. 2007. [consult. 20 Dez. 2008]. Disponível em WWW: <http://assinaturas-digitais.web.simplesnet.pt/criptografia_assimetrica.htm>
Sem comentários:
Enviar um comentário