BERTI, Jardel, SCHREINER, Alan – Firewall [registo vídeo][em linha]. [Consult. 16 Dez. 2008]. Disponível em WWW: <http://www.youtube.com/watch?v=OAyL6c3qEJQ>
Noutros pontos do nosso blogue já referimos o conceito de perímetro, mas vamos aprofundar um pouco mais os cuidados a ter ao nível deste perímetro. O perímetro designa-se pela zona em que termina a rede da instituição, ou seja, a rede interna, e a zona em que começa a rede que não é possível controlar directamente, como a Internet. Impedir o acesso á rede interna torna-se imperativo e para tal fim utiliza-se o firewall, (antepara de protecção em português).
Imaginemos o firewall como uma “parede” entre a rede interna e a rede externa, configurado de modo a negar ou permitir acesso á rede interna conforme as mesmas configurações.
O firewall funciona como o controlo dos serviços que são ou não permitidos. Este tem de possuir dotes e componentes mínimos que são (Berstein, 1996):
- Um sistema operativo seguro que garanta a protecção do próprio software do firewall
- Restrições ou permissões de pacotes TCP/IP
- Gateways aplicacionais ou proxies, que estabelecem a ligação entre cliente e servidor
- Serviço DNS (domain name service) que impedem que os IP internos sejam expostos
- Suporte a protocolos de correio electrónico.
As vantagens de utilização do firewall consistem na protecção contra tráfego não desejado e contra a violação da rede da empresa.
TEXTO DE REFERÊNCIA: MAMEDE, Henrique São - Segurança informática nas organizações. Lisboa : FCA - Editora de Informática, 2006 . - 486 p. (Tecnologias de informação) ISBN 978-972-722-441-8
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