quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

SOFTWARE MALICIOSO E VÍRUS DIGITAIS

Torna-se agora indispensável falar um pouco de software malicioso e vírus digitais:
O malware está apto para atacar e arruinar a integridade de um sistema de várias formas. Os vírus são por norma designados em termos da sua aptidão de se vincularem a programas e podem, de certo modo, comprometer a integridade das aplicações ou mesmo dos sistemas operativos, isto porque alguns possuem capacidades para se tornarem habitantes ou para se invocarem de cada vez que o sistema arranca.
Muitas formas de malware acarretam conteúdos que podem apagar ficheiros do sistema infectado ou mesmo, a intromissão com dados de aplicações de forma a sujeitar a integridade dos mesmos e torná-los inúteis.
O êxito do malware está assim relacionado com a utilidade do sistema atacado no ambiente computacional.
Os vírus digitais têm conhecido uma rápida evolução! Este factor deve-se ao facto da IBM se ter vindo a interessar em estudar as semelhanças e as discrepâncias entre estes e os vírus biológicos e as correspondentes epidemiologias.
TEXTO DE REFERÊNCIA: MAMEDE, Henrique São - Segurança informática nas organizações. Lisboa : FCA - Editora de Informática, 2006 . - 486 p. (Tecnologias de informação) ISBN 978-972-722-441-8

Sem comentários: