Já foi demonstrado um vídeo que de forma global esclarece algumas dúvidas sobre a tipificação dos vírus, no entanto, é importante falar um pouco destes de forma resumida.
- Cavalos-de-tróia: são o maior grupo de software malicioso depois dos vírus. São programas que se camuflam no sistema destino com programas verdadeiros, que na realidade efectuam actos astuciosos actuando em background durante a dissimulação da sua actividade.
- Vírus informático: é um programa pequeno criado para contagiar ficheiros digitais. Varia entre a abertura constante de janelas na interface do utilizador, assim como a demolição de dados.
- Vermes: são uma variante do vírus informático que é veiculado pela Internet.
- Rootkits: são conjuntos de programas que se mascaram como programas de linha de comando de administração ou se integram no kernel do sistema operativo.
- Spyware: ajuda na colheita de informação sobre o sistema alvo de contágio e sobre os utilizadores desse sistema. Faculta essa informação a possíveis atacantes.
- Adware: monitoriza a navegação na Internet provocando a abertura de páginas não solicitadas pelo utilizador.
- Bomba lógica: é um programa que se exerce sob determinadas condições.
- Hoaxes: constituem avisos sobre supostos vírus inexistentes e carregam consigo uma directiva para que o utilizador os reencaminhe sem saber a todos os contactos que existem no seu livro de endereços.
- Pranks: podem fazer com que o computador insulte o utilizador quando este executa certas acções, outros podem recorrer a efeitos sonoros ou visuais.
TEXTO DE REFERÊNCIA: MAMEDE, Henrique São - Segurança informática nas organizações. Lisboa : FCA - Editora de Informática, 2006 . - 486 p. (Tecnologias de informação) ISBN 978-972-722-441-8
2 comentários:
bem não tinha noção de tantos tipos de virus:)
Como digo sempre não à nada como um antivirus actualiazado, a actualização do nosso PC, a sua limpeza para ivitar que um destes virus maus e feios entrem no nosso PC e fiquem com a minha informação!
Mesmo que tenhamos o nosso antivirus actualizado existe sempre alguns virus que conseguem "dar a volta" ao sistema e nao conseguir detectar a tempo, por isso mesmo é necessario ter muita atenção em relação aquilo que abrimos no nosso PC, continua a dar mais informações sobre este tema dos virus acho um tema muito interexante e também ajuda um pouco a saber aquilo a que um dia teremos de lidar :)
Hélder Sousa
Enviar um comentário